14 janeiro 2012

Secularização e Destino da Europa

Com este título, Anselmo Borges, no DN de hoje, provoca-nos com uma excelente reflexão sobre a crise existencial em que a Europa está mergulhada.
… a questão essencial é precisamente a crise dos valores e do sentido. Como viu o filósofo Georges Gusdorf, "Deus morreu, a História enlouqueceu, o Homem morreu: tudo fórmulas desesperadas que exprimem a tomada de consciência, e o ressentimento, da ausência de sentido". Não colocando sequer a questão de Deus enquanto questão, que é a questão do sentido último, a Humanidade europeia sucumbe ao imediatismo, a uma visão fragmentária do aqui e agora, sem horizonte de ultimidade. Aí está então a falta de força anímica, de projecto, de futuro. Thanatos toma conta da Europa. A ler na íntegra aqui.

Recuso-me a crer que esta seja a última palavra enquanto vir brilhar sorrisos nos rostos de algumas pessoas que conheço e continuam a apostar no amor gratuito concretizado no cuidado com os outros e o Outro.

2 comentários:

  1. Gostei de ouvir, no último encontro do Metanóia,a experiência vivida por um dos seus membros,no seio do dinamismo criado em "Juntos pela Europa"- um conjunto de movimentos e novas comunidades de diferentes credos cristãos que, dese 1998, têm vindo a encontrarem-se em várias cidades com o objectivo de dar mais corpo humano à Europa.No último encontro em Roma,(2011)surge o Manifesto dos 7 "SIM"s,no desejo de contribuirem para "uma Europa unidade e aberta a todos, apesar das diferenças."
    Mais informações:htpp://juntospela europa.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Estive a ver as informações disponíveis online sobre esse movimento e descobri o link para o
    website internacional “Together
    for Europe
    ”!

    Fica-me a ideia de que estão em rede, incluindo no Facebook, apenas movimentos cristãos...

    ResponderEliminar

A publicação de comentários está sujeita a moderação.
Administração do Ouvido do Vento