Antes de enfrentar o futuro, o chamamento de Deus obriga Jacob a confrontar-se com o seu passado, com as consequências das suas atitudes deploráveis. É exactamente aquilo que fez Israel na Babilónia, reconhecendo ter sido deportado por causa da sua infidelidade e portanto voltando a Jerusalém de coração contrito e decidido a recomeçar um capítulo novo da sua história. História querida por Adonai a qual tomará forma concreta na Torah, escrita exactamente depois do exílio.
Jacob deve em concreto reconciliar-se com o irmão ao qual ele tinha usurpado a progenitura. Por isso, para voltar ao pai, o patriarca decide tomar o caminho mais curto, mas mais perigoso. O caminho que passava através do território de Edom onde vivia o seu irmão Esaú que o queria matar (Gn 27,41).
O autor quer mostrar que
A história da salvação é uma história de reconciliação
Que acabará na reconciliação maior entre o céu e a terra, entre Deus e a humanidade realizada no Filho, o Cristo (Rm 5,10; 2Cor 5,18).
(...)
- Nicoletta Crosti,
Jacob quer reconciliar-se com o seu irmão Esaú
Génesis 32, 2-22
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