18 julho 2013

José Dias da Silva - um Profeta do nossoTempo



José Dias

Faleceu esta semana o José Dias da Silva.

Ainda sob o impacto da surpresa da sua morte, recordo o amigo que partiu como um profeta do nosso tempo cujo testemunho merece ser lembrado.

Grande conhecedor da Escritura e do Pensamento Social da Igreja, o Zé Dias dedicou a sua vida ao anúncio da Palavra, incluindo, durante os longos anos em que a doença ia corroendo as suas forças físicas. Mesmo nos períodos mais críticos, o Zé Dias não deixava sem resposta as solicitações do momento e os compromissos assumidos, desdobrando-se numa presença vigilante e activa de resposta aos sinais dos tempos.

Foi professor universitário, mas deixou, voluntariamente, a vida académica para se consagrar ao serviço da Igreja e à transmissão da mensagem evangélica com inteira disponibilidade para a missão.

Viveu na simplicidade e na humildade e exprimia, no seu quotidiano, por palavras e por actos, a beleza da fraternidade e a exigência da solidariedade com os mais pobres.


Transparecia na sua vida que o movia a fé no testemunho de Jesus de Nazaré e o projecto evangélico de justiça, amor e paz, que abraçava com radicalidade de opções e experiência vivencial.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A publicação de comentários está sujeita a moderação.
Administração do Ouvido do Vento