30 julho 2013

A Fé é um Bem Comum



A fé não nos afasta do mundo. Bem pelo contrário, a fé exige do discípulo/a de Cristo uma presença actuante na construção da Cidade, feita de atenção aos sinais do tempo, às necessidades das pessoas, sobretudo das mais fragilizadas, e aos demais desafios da convivência humana nas suas múltiplas vertentes. O mesmo se pode dizer das Organizações e Movimentos de matriz cristã, que deverão estar na linha da frente na denúncia das injustiças e na proposta de caminhos de justiça, unidade e paz.

Nem poderia ser de outro modo, porquanto a fé está intrinsecamente ligada ao amor, como a recente encíclica A luz da fé faz questão de sublinhar: A fé nasce do encontro com o amor gerador de Deus que mostra o sentido e a bondade da nossa vida; esta é iluminada na medida em que entra no dinamismo aberto por este amor, isto é, enquanto se torna caminho e exercício para a plenitude do amor (n.51).

Uma fé que não entre no dinamismo do amor e não se traduza em sinais proféticos com visibilidade na construção de um mundo justo e solidário fica presa de rituais, reduzida a um pietismo vão ou a uma moralidade estéril.

A fé é luz que ilumina a existência humana em todas as suas facetas e aponta caminhos de fraternidade, de cuidado, de justiça na partilha dos bens, de solidariedade, de unidade e de paz, porque se alimenta do amor.

Assim sendo, o alcance de uma fé autêntica vai muito para além do indivíduo e da consciência de cada pessoa; deixa marcas na arquitectura das relações humanas, no modo de organizar as economias e a vida em sociedade, na cultura dos povos e na política, aos vários níveis.

Neste mesmo sentido, a encíclica publicada pelo Papa Francisco sublinha: A fé faz compreender a arquitectura das relações humanas, porque identifica o seu fundamento último e destino definitivo em Deus, no Seu amor, e assim ilumina a arte da sua construção, tornando-se um serviço ao bem comum. E conclui: Por isso, a fé é um bem para todos, um bem comum. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

A publicação de comentários está sujeita a moderação.
Administração do Ouvido do Vento