18 janeiro 2012

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos


Bento XVI assinala início da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos com votos de mais «testemunho comum» [+]

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos começa hoje dia 18, decorre até 25 de Janeiro 2012 e é dedicada em  ao tema: "Todos seremos transformados pela vitória de nosso Senhor Jesus Cristo",  baseado na epístola de São Paulo aos Coríntios. (1 Cor 15, 51-58)

"As Igrejas têm de deixar de competir entre si e podem precisar de reformar a sua estrutura interna para acabarem com as separações", recomenda o  guião que foi concebido pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pelo Conselho Mundial de Igrejas, a partir do trabalho de um grupo ecuménico polaco que se baseou na experiência de alegria e adversidade dos cristãos da Polónia.

Os autores do guião baseiam-se no campeonato europeu de futebol que se realizará na Polónia e Ucrânia para salientar o apelo dos que não são vencedores não apenas no desporto, mas nas suas vidas e comunidades.

Deste guião destaco dois aspectos:

"A rivalidade é uma característica permanente, não apenas no desporto, mas também na política, nos negócios, na cultura e mesmo na vida da Igreja".

Quem manifesta interesse por aqueles "que constantemente sofrem derrotas porque lhes é negada a vitória por causa de várias condições e circunstâncias?"
 
A versão portuguesa do Guião pode ser descarregado aqui em pdf.

Uma explicação mais detalhada desta iniciativa é oferecida em Week of Prayer for Christian Unity e também pela Agência Ecclesia [AQUI] e [AQUI].


Post actualizado às 16:07 horas.

2 comentários:

  1. É bom relembrar a existência desta Semana da Unidade dos Cristãos tantas vezes despercebida. Orar pela Unidade é acreditar no poder da Fé que supõe pormos à escuta do Outro bem como, partilhar as nossas convicções com simplecidade. Descobriremos assim, que as Igrejas têm problemas comuns e que as convicções de cada uma são importantes no caminho da Unidade que só Deus opera.

    ResponderEliminar

A publicação de comentários está sujeita a moderação.
Administração do Ouvido do Vento