15 novembro 2011

O Senhor abençoa Jacob e ordena-lhe que volte a Canaã - Génesis 30,25-43 e 31,1-21

Jacob deseja voltar a casa com as mulheres e os filhos, mas Labão não quer perder um servidor valioso. Para além disso, Jacob é oficialmente servo/escravo do tio e segundo a lei hebraica o escravo que tivesse obtido do senhor uma mulher, e depois esta lhe desse filhos, deveria deixá-los ao senhor antes de partir. Se não quisesse separar-se deles, então deveria permanecer escravo (Ex 21,4-6). Jacob não era um escravo em sentido restrito, no entanto, era um estrangeiro desprovido de propriedade fundiária e portanto não era um homem livre, mas dependente de alguém para sobreviver. Em Gn 31,43 Labão declara-se oficialmente senhor das filhas e dos netos.

Capítulo 30

vv. 25-26 Deixa-me ir, deixa que eu vá para a minha terra… (…). Inicia-se um diálogo, tipicamente oriental, entre Jacob e Labão. Cada um sabe exactamente o que pretende mas não revela o jogo. Assim, Jacob quer voltar para casa com bens em abundância.

vv. 27-28 Disse-lhe Labão… o Senhor abençoou-me por tua causa... fixa-me o teu salário e dar-to-ei . Labão reconhece que recebeu uma bênção divina através de Jacob e não o quer ver partir. (...)

vv. 29-30 Jacob tem a humildade de não atribuir a si próprio os efeitos das bênçãos do Senhor. (...)

Capítulo 31

(...)
vv. 11-13 Está-se perante o clássico esquema literário de muitos dos chamamentos na Sagrada Escritura. A voz de Deus ou de um dos seus mensageiros chama pelo nome do fiel, este responde colocando-se à sua disposição com o clássico “aqui estou” (Gn 22,1-2; Ex 3,4-6; Is 6,8-10) ao qual Deus responde apresentando-se (v.13) e dando uma ordem (13b).

Agora levanta-te, sai desta terra
e volta à terra dos teus antepassados.

O comando ‘levanta-te’ muito para além do movimento físico indica uma mudança de estado e do estilo de vida (Gn 13,17; 1Re 19,5; Jr 1,17-18; Gn 1,2; 3,2-3; Mt 2,13; 9,4-7).

O comando ‘sai’ indica fazer um verdadeiro êxodo de uma situação negativa; o primeiro a sair será Abraão da terra da idolatria (segundo o texto hebraico, Gn 12,5), também os israelitas da terra do Egipto, (Ex 3,10; 13,3. 9. 14; ... ), que se converterá em paradigma de cada êxodo (Jr 51,44-45).

O comando ‘volta’ é um verbo fundamental da tradição hebraica para indicar a conversão, o retorno ao Senhor, aos seus mandamentos e às suas promessas como neste caso em que se fala da terra (Dt 4,30; 1Re 8,46-49; Ne 1, 8-9). (...)


- Nicoletta Crosti,
O Senhor abençoa Jacob e ordena-lhe que volte a Canaã
- Génesis 30,25-43 e 31,1-21

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