17 fevereiro 2010

Deus Salva o Sobrinho de Abraão
- Génesis c.19, 1-29

No site da Fundação Betânia foi publicado mais um estudo da série sobre o Génesis, no âmbito do Projecto Ler a Bíblia, coordenado por Nicoletta Crosti.

Estes estudos podem ser comentados aqui no Ouvido do Vento.

(...)

O acontecimento relatado tornar-se-á arquétipo do julgamento divino sobre o mal moral que a santidade de Deus não pode aceitar e que se empenha em eliminar. (...) Este relato será retomado, mais vezes, na Bíblia para mostrar as consequências que derivam do abandono dos caminhos do Senhor, isto é, dos compromissos da Aliança. (Dt 29,21-27; Is 1,8-17; Jr 50,38-40; Ez 16, 46-50; Am 4,10-12; Lam 4,3-8; Lc 17,26-33; II Pe 2,4-10).

(...)

vv. 24-25 O Senhor fez chover sobre Sodoma... enxofre e fogo... do céu. Provavelmente foi conservada a recordação de um cataclismo que aconteceu realmente. Pode-se pensar num desenvolvimento sísmico que ampliou o Mar Morto na zona e que depois a tornou fértil (veja-se a escolha desta terra por parte de Lot). Toda a zona é agora rica em jazidas de azoto e sulfatos.

v. 26 A mulher de Lot olhou para trás e transformou-se numa estátua de sal. O autor usa a imagem da estátua de sal, porque este se formava facilmente na zona, causado pela evaporação do lago. A mulher de Lot deixou-se tomar pela nostalgia do passado, o que a bloqueia e não a deixa dar o passo decisivo para a conversão e a salvação. Podem aplicar-se a ela as palavras de Jesus: Quem pôs a mão no arado e depois volta atrás, não é digno do reino de Deus (Lc 9,62).

Pela teologia do narrador, o Deus de Israel é um deus que não pode deixar o mal impune e não pode entrar em compromisso com o mal. Por outro lado, no respeito pela liberdade do homem, Deus não pode salvar quem não quer ser salvo e persiste na imoralidade.

Para poder conservar a criação como espaço vital, a criatura deve seguir os caminhos de Deus, que são caminhos de vida.

- Nicoletta Crosti,
Deus Salva o Sobrinho de Abraão - Génesis, c. 19, 1-29

[ Versão integral ]

Sem comentários:

Enviar um comentário

A publicação de comentários está sujeita a moderação.
Administração do Ouvido do Vento