01 dezembro 2009

Cuidar é uma atitude de vida,
uma cultura, uma espiritualidade

(...)

A problemática das alterações climáticas e, mais amplamente, a preocupação com a qualidade ambiental, têm o mérito de nos obrigarem a questionar o paradigma do nosso relacionamento pessoal e colectivo com aquilo que existe e de nos levarem a rever a concepção que temos do lugar em que nos posicionamos na nossa relação com o mundo. Trata-se de uma reflexão inadiável e com consequências sérias para o nosso agir, para o nosso presente e para o nosso futuro. (...)

Por outro lado, é imperioso que aprendamos a interiorizar uma atitude de cuidado como modo de ser permanente, com o que tal pressupõe de atenção vigilante às necessidades dos outros seres à nossa volta e às suas potencialidades de desenvolvimento e que transmitamos este modo de estar na vida às gerações mais novas. (...)

O cuidado, mais do que um acto, é uma atitude, lembra Leonardo Boff e, se de atitude se trata, é também algo que deve configurar um certo modo de ser; é uma cultura e uma espiritualidade, um estilo de vida portador de bem-aventurança. (...)

[ Texto integral ]

Imagem: Mother Earth Holding the Planet - Image Zoo Ilustration, 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário

A publicação de comentários está sujeita a moderação.
Administração do Ouvido do Vento