15 dezembro 2009

ADONAI COMPROMETE-SE A FAZER UMA ALIANÇA PERENE COM A DESCENDÊNCIA DE ABRAÃO
- Génesis, capítulo 17

No site da Fundação Betânia foi publicada a nova série de estudos sobre o Génesis, no âmbito do Projecto Ler a Bíblia, coordenado por Nicoletta Crosti.

Estes estudos podem ser comentados no Ouvido do Vento.

Este capítulo é um mosaico de várias tradições, todas elas provenientes de fonte sacerdotal. (...)

A Aliança é a categoria sustentadora da teologia bíblica.

Diferentemente do capítulo anterior, a aliança não é apresentada como apenas uma iniciativa exclusiva de Deus mas uma iniciativa de Deus que envolve também Abraão. Assim é pedido (v.1): caminha à minha frente e sê íntegro, isto é, inteiramente orientado para Deus (Jos 24,14-15). A corrente sacerdotal sublinha sempre a exigência ética do pacto. O parceiro, comprometendo-se, torna-se sujeito responsável e não um banal objecto de dádiva.

(...)

v. 2 Estabelecerei a minha aliança entre mim e ti... Neste pacto, se é que há uma anomalia é que não é o fraco que pede ajuda ao forte, mas o forte (Deus) que quer salvar e proteger o fraco. Então, a fonte do agir de Deus é uma vontade que se move à compaixão, pelos que são estrangeiros (v.8) e escravos.

O coração da revelação bíblica de Deus não é a sua transcendência mas a sua condescendência.

Segundo os autores do Génesis :

Deus criou o mundo como espaço da relação de aliança entre Deus e o homem.
O mundo é aquele paraíso da comunicação entre Deus e o Homem, que este continua a infringir.

v. 4 Não mais te chamarei Abrão, mas chamar-te-ei Abraão. A mudança de nome é característica do chamamento ou seja designa a tarefa da pessoa na história da salvação. Abraão significa “pai de uma multidão” (veja-se Gn 17,16). Esta expressão aparece repetida e também será referida a Jacob (Gn 28,3; 35,11). Aqui surge o novo conhecimento do pós exílio, o da dimensão universal da vocação de Israel, que deve fazer conhecer Adonai e a sua santidade a todas as nações.

(...)

- Nicoletta Crosti,

ADONAI COMPROMETE-SE A FAZER UMA ALIANÇA PERENE
COM A DESCENDÊNCIA DE ABRAÃO

- Génesis, capítulo 17

[ Versão integral ]

Sem comentários:

Enviar um comentário

A publicação de comentários está sujeita a moderação.
Maria do Céu