No site da Fundação Betânia foi publicada a nova série de estudos sobre o Génesis, no âmbito do Projecto Ler a Bíblia, coordenado por Nicoletta Crosti.
Estes estudos podem ser comentados no Ouvido do Vento.
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Este capítulo é um mosaico de várias tradições, todas elas provenientes de fonte sacerdotal. (...) A Aliança é a categoria sustentadora da teologia bíblica. Diferentemente do capítulo anterior, a aliança não é apresentada como apenas uma iniciativa exclusiva de Deus mas uma iniciativa de Deus que envolve também Abraão. Assim é pedido (v.1): caminha à minha frente e sê íntegro, isto é, inteiramente orientado para Deus (Jos 24,14-15). A corrente sacerdotal sublinha sempre a exigência ética do pacto. O parceiro, comprometendo-se, torna-se sujeito responsável e não um banal objecto de dádiva. (...) v. 2 Estabelecerei a minha aliança entre mim e ti... Neste pacto, se é que há uma anomalia é que não é o fraco que pede ajuda ao forte, mas o forte (Deus) que quer salvar e proteger o fraco. Então, a fonte do agir de Deus é uma vontade que se move à compaixão, pelos que são estrangeiros (v.8) e escravos. O coração da revelação bíblica de Deus não é a sua transcendência mas a sua condescendência. Segundo os autores do Génesis : Deus criou o mundo como espaço da relação de aliança entre Deus e o homem. O mundo é aquele paraíso da comunicação entre Deus e o Homem, que este continua a infringir. v. 4 Não mais te chamarei Abrão, mas chamar-te-ei Abraão. A mudança de nome é característica do chamamento ou seja designa a tarefa da pessoa na história da salvação. Abraão significa “pai de uma multidão” (veja-se Gn 17,16). Esta expressão aparece repetida e também será referida a Jacob (Gn 28,3; 35,11). Aqui surge o novo conhecimento do pós exílio, o da dimensão universal da vocação de Israel, que deve fazer conhecer Adonai e a sua santidade a todas as nações. (...)
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- Nicoletta Crosti, ADONAI COMPROMETE-SE A FAZER UMA ALIANÇA PERENE COM A DESCENDÊNCIA DE ABRAÃO - Génesis, capítulo 17
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