15 julho 2009

Abraão é generoso com Lot Deus recompensa-o

- Génesis, capítulo 13

No site da Fundação Betânia foi publicada a nova série de estudos sobre o Génesis, no âmbito do Projecto Ler a Bíblia, coordenado por Nicoletta Crosti.

Estes estudos podem ser comentados no Ouvido do Vento.


(...)

v. 8-9 Abraão disse a Lot: que não haja discórdia entre mim e ti ….separa-te de mim. Abraão aposta mais na paz do que no ganho (Pr 17,1). É melhor separar-se do que litigar. Por idade e parentesco, Abraão tinha o direito de fazer a primeira escolha, mas, em vez disso, deixa que seja o sobrinho a escolher. Abraão tem o comportamento de um homem generoso. O autor quer exaltar este procedimento de Abraão.

v. 10-11 Então Lot…viu que todo o vale do Jordão…era como o jardim do Senhor.

De Betel avista-se o leito do Jordão junto ao lado meridional do Mar Morto.

Lot escolhe a parte mais rica e fértil, fácil de trabalhar. O autor ironiza esta escolha, por este paraíso se tornar em breve num inferno e, assim, mostra a superficialidade de Lot que só olha à aparência e persegue a vida fácil (veja-se Mt 7,13-14). Abraão contenta-se com a zona montanhosa a oeste do Jordão.

v. 12 Lot estabelece-se nas cidades do vale. Para o autor, esta escolha mostra a pouca importância que Lot dava aos ensinamentos de Deus, visto que as cidades eram consideradas lugares viciosos. Ainda por cima, Lot decide fixar-se na cidade de Sodoma, conhecida pela vida perversa dos seus habitantes (...).

v. 15 Toda a terra que vês te darei a ti e à tua descendência para sempre. As dimensões da terra são as do reino de Salomão (é usada aqui uma técnica retrospectiva), de Dan no norte a Kadesh no sul. O dom da terra é, explicitamente, para sempre. (veja-se Gn 17,8) Será exactamente esta declaração que dará esperança aos exilados na Babilónia os quais, tendo infringido a aliança, pensavam ter também perdido a posse da terra. Vejam-se os cânticos do retorno dos profetas, a partir de Is 54,1-10 e Jr 31, 3-14. Esta terra é um dom gratuito que não pede nada em troca, não é uma aliança que possa ser quebrada.

(...)

- Nicoletta Crosti,

Abraão é generoso com Lot Deus recompensa-o

- Génesis, capítulo 13

[ Versão integral ]

Sem comentários:

Enviar um comentário

A publicação de comentários está sujeita a moderação.
Administração do Ouvido do Vento