15 fevereiro 2009

OS PATRIARCAS NA HISTÓRIA DE ISRAEL
- Génesis, capítulos 12 - 36

No site da Fundação Betânia foi publicada a nova série de estudos sobre o Génesis, no âmbito do Projecto Ler a Bíblia, coordenado por Nicoletta Crosti.

Estes estudos podem ser comentados no Ouvido do Vento.

O início da história de Israel remonta aos Patriarcas, isto é, os Pais da pátria (Abraão, Isaac, Jacob), que viveram por volta do século XIX [1850] a.C. As tradições orais, que têm como referentes os Patriarcas, foram registadas por autores sagrados em diversos contextos. (...)

Hoje, a História é uma verdadeira ciência, que se baseia em fontes fidedignas, o que não aconteceu na antiguidade. Naquele tempo, os autores não davam importância à exactidão cronológica ou à fidelidade das fontes, antes escreviam para revelar o sentido profundo da História. O significado, que está para além dos simples acontecimentos, e que no caso específico dos autores da Bíblia era a acção de Deus, o Senhor da História. (...)

Os relatos dos Patriarcas são um modo pelo qual os autores sagrados manifestaram a sua fé na obra de Deus na própria História, confessando a soberania do Senhor sobre tudo quanto aconteceu, acontece e acontecerá.

- Nicoletta Crosti,

OS PATRIARCAS NA HISTÓRIA DE ISRAEL

- Génesis, capítulos 12 - 36

[ Versão integral ]

Sem comentários:

Enviar um comentário

A publicação de comentários está sujeita a moderação.
Administração do Ouvido do Vento