01 março 2020

Tentação e Mistério

“O caminho no deserto quaresmal é um caminho de caridade em direção aos mais fracos” – Papa Francisco – Itinerário de Quaresma. 2020 [+]
Passadiços do Paiva. mcst
Durante o carnaval são representadas, em clima de festa, metáforas e caricaturas da vida. Também no quotidiano, sem festa, disfarçamo-nos perante nós e os outros e manifestamo-nos fortes quando sabemos que somos vulneráveis; fazemo-nos resistentes quando estamos interiormente devastados; mostramos coragem quando o medo nos paralisa; escondemos as angústias, os desgostos, as perdas, os fracassos, o luto e até a falta de sentido para a vida.
Neste carnaval 2020 surgiram novas máscaras. O Covid-19 apareceu como ameaça global, obrigou à quarentena de milhões de pessoas e espalhou-se provocando o medo da contaminação. Numa sociedade que não sabe lidar com o sofrimento e a morte, ficou estragada a folia e nos mercados financeiros houve sinais de susto. Agora, esperamos escapar até à próxima ameaça, até à próxima crise, ou até à próxima causa. 
(...)
Na Quaresma que agora se inicia a liturgia propõe uma abordagem da nossa verdade sem máscara, nem barulho. A experiência quaresmal significa: saber quem somos, aceitar a nossa fragilidade, reconhecer os dons e os limites; descobrir as fendas por onde a vida se esvai, para ver se há algo a fazer com elas; confiar no Deus que nos conhece melhor que nós mesmos; e, ao “sair do próprio amor, querer e interesse”, poder partilhar este nosso ser no compromisso com os outros. (A. Palaoro – Quando caem as máscaras. 2017)
(...)

Sem comentários:

Enviar um comentário

A publicação de comentários está sujeita a moderação.
Administração do Ouvido do Vento