01 maio 2018

Estará a felicidade ao alcance de um “sim” à vida?

Coloquei diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição. Escolhe a vida para viveres, tu e a tua descendência. (Dt 30,19)
.
Can you predict if you will be happy?- BBC - Future
Consciente ou inconscientemente, cada ser humano, mulher ou homem, em idade jovem ou adulta, procura a felicidade, considerando esta como uma espécie de ápice ou plenitude da vida humana, que lhe servirá de horizonte no decurso da sua existência.
A felicidade está para além de uma alegria passageira, um prazer efémero, um sucesso profissional, um feito heroico, um aplauso e reconhecimento colectivo ou mesmo a envolvência de um grande amor.
Dir-se-á que a felicidade é um estado de alma, um atributo de um modo de ser, que permanece, ainda que com conteúdo indeterminado e variável de pessoa para pessoa, segundo as suas condições materiais de vida, as suas representações culturais, o seu status, a sua religião, ideologia e projecto político.
Compreende-se, assim, que, sendo um conceito subjectivo, não se pode ignorar ou subestimar que a busca da felicidade dependa também do contexto socioeconómico e seja, por este, influenciada.
Como definir a felicidade?  (...)
[ ler mais ]

Sem comentários:

Enviar um comentário

A publicação de comentários está sujeita a moderação.
Administração do Ouvido do Vento