14 abril 2018

Gaudete et Exsultate
Um chamamento à santidade no mundo actual

Com este título acaba de ser difundida uma Exortação apostólica do papa Francisco que deve ser escutada e dada a conhecer.

É uma mensagem de interpelação pessoal, dirigida aos cristãos, quaisquer que sejam as circunstâncias das suas vidas, no entendimento de que, pelo baptismo, todos, sem excepção, são chamados à santidade.

Logo de início Francisco explicita o seu propósito. O meu objetivo é humilde: fazer ressoar mais uma vez a chamada à santidade, procurando encarná-la no contexto atual, com os seus riscos, desafios e oportunidades, porque o Senhor escolheu cada um de nós «para ser santo e irrepreensível na sua presença, no amor» (cf. Ef 1,4)
 
Mais adiante acrescenta, a partir da sua própria visão contemplativa, sempre atenta à realidade da vida humana: Gosto de ver a santidade no povo paciente de Deus: nos pais que criam os seus filhos com tanto amor, nos homens e mulheres que trabalham a fim de trazer o pão para casa, nos doentes, nas consagradas idosas que continuam a sorrir. Nesta constância de continuar a caminhar dia após dia, vejo a santidade da Igreja militante. Esta é muitas vezes a santidade «ao pé da porta», daqueles que vivem perto de nós e são um reflexo da presença de Deus, ou – por outras palavras – da «classe média da santidade».

O tom pessoal e, quase coloquial, de um pai ou de uma mãe em conversa com os seus filhos e filhas, não retira a importância que deve ser conferida a outras dimensões do texto: a sua fundamentação teológica e bíblica; a denúncia das falsificações, designadamente o gnosticismo e o pelagianismo; a análise da realidade do mundo actual e dos desafios e riscos a enfrentar; o alcance pastoral; a necessidade do discernimento; o lugar do silêncio, da oração e do serviço numa vida de santidade.

Em suma, direi que esta exortação apostólica oferece a cada pessoa não só um interpelador chamamento à santidade mas também um guia para lhe corresponder nas circunstâncias concretas do seu estado e condição de vida. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

A publicação de comentários está sujeita a moderação.
Administração do Ouvido do Vento