01 fevereiro 2014

O tempo é superior ao espaço

Na sua Exortação Pastoral A Alegria do Evangelho, o Papa Francisco enumera um conjunto de 4 princípios que devem estar presentes na construção do bem comum e da paz social de um povo e incentiva os cristãos e as suas comunidades a empenharem-se nesta construção.

O primeiro destes princípios está condensado na afirmação: o tempo é superior ao espaço.
(...)

Dar centralidade ao tempo implica não se deixar seduzir por meras acções conjunturais, mas ser capaz de traçar caminhos, definir estratégias, desencadear processos que façam germinar novas realidades, estar disponível para as potencializar e consolidar.

Afirmar que o tempo é superior ao lugar, como critério de discernimento, tanto se aplica à vida pessoal como à vida em sociedade e ao papel dos cidadãos na construção do espaço público ou das micro organizações que o integram.

Perceber o alcance deste princípio supõe uma conversão do olhar que rompa a cortina da indiferença face ao outro e assuma a responsabilidade pela vida como um todo.

Time & Space [detalhe] in, timemaps

1 comentário:

  1. O tempo é superior ao espaço. Espontâneamente voltei aos tempos de estudante de filosofia e a Santo Agostinho (não a Kant, porque aqui não se trata de formatação do pensar). Mas não é a percepção do tempo que me interessa agora, embora seja verdade que o tempo vai sempre connosco seja qual for o lugar para onde formos.O que quero sublinhar é o comentário de Manuela Silva que chama a atenção para o "défice de infinitude". O apelo à plenitude de si mesmo com os outros é abafado por esse défice e quantas vezes a voz interior desse apelo não se pode ouvir por causa do tempo da sobrevivência de cada dia, quando a vida é precária, o trabalho falta ou nem sequer dá para o "pão de cada dia".

    ResponderEliminar

A publicação de comentários está sujeita a moderação.
Administração do Ouvido do Vento