14 junho 2012

Todos os Povos da Terra são Abençoados por Deus
- Génesis, capítulo 36

O livro do Génesis ensina que o criador deu ser a uma realidade em devir e fê-lo com uma intencionalidade que se revela através da história. Adonai, depois do dilúvio, abençoou Noé e os seus filhos e deu esta ordem: multiplicai-vos e enchei a terra (Gn 9,1.7.). Na lista dos povos do capítulo 10 do Génesis, como desenho criativo de Deus, são citados todos os povos então constituídos “cada um segundo a sua própria língua e segundo as suas famílias e as suas nações “(Gn 10,5). Veja-se também Act 17,26. Este desenho da multiplicidade dos povos será contestado, sem sucesso, na região de Chinear (Gn 11, 1-9), no episódio da construção da torre. 
Todos os povos nascem de uma bênção e da ordem de Deus, mesmo se não fazem parte da história de Israel e da Aliança do Sinai.
A evolução da história mereceu sempre o interesse de Israel, uma característica que o distingue de todas as nações do médio oriente. Não admira pois que os autores bíblicos considerem, por vezes, as linhagens, a genealogia, as descendências dos povos que não são de Israel. De facto, era considerado respeitoso recordar as respectivas descendências.
(...)  
Nicoletta Crosti,
TODOS OS POVOS DA TERRA SÃO ABENÇOADOS POR DEUS
Génesis, capítulo 36
Versão integral ]

Sem comentários:

Enviar um comentário

A publicação de comentários está sujeita a moderação.
Administração do Ouvido do Vento