15 fevereiro 2011

Adonai Renova as Suas Promessas a Isaac
- Génesis 26, 1-11

No site da Fundação Betânia foi publicado este estudo sobre o Génesis, no âmbito do Projecto Ler a Bíblia, coordenado por Nicoletta Crosti. Estes estudos podem ser comentados no Ouvido do Vento.

Este capítulo agrupa alguns acontecimentos que dizem respeito a Isaac. Este é apresentado como o legítimo sucessor de Abraão, do qual, em parte, repete a biografia. São poucas as tradições que o mencionam, será este o único capítulo que o refere.

Isaac representa o tipo de nómada, que possuindo gado miúdo, move-se com os seus rebanhos segundo as leis de alternância das pastagens.

(...)

A presença no livro do Génesis de três narrativas nascida de uma única tradição ajuda-nos a entender a mentalidade dos autores bíblicos. Estes queriam, por um lado, manter-se fieis ao conteúdo fundamental da narrativa oral, mas, por outro lado, sentiam-se livres para mudar o contexto, as personagens e os pormenores secundários.

(...)

Qual é o Deus que é revelado?

O discurso sobre Deus é o mesmo nas três narrativas.

• Adonai é um Deus que protege quem nele confia, não lesando a sua liberdade e as suas iniciativas. Deus espera que os homens e as mulheres saibam afrontar com coragem todos os acontecimentos, utilizando até ao fim e na totalidade os talentos recebidos.

• Adonai é um Deus que ensina a sacralidade do matrimónio a todos, hebreus e pagãos. A palavra unir-se-á (davâq) do Gn 2,24 (o homem… unir-se-á à sua mulher e os dois serão uma só carne) é a mesma palavra usada para exprimir a relação de amor que liga o fiel a Deus. (Dt 10,20). A relação de amor do casal torna-se, então, símbolo da relação de amor da criatura com o seu Deus. Por isso o adultério e a infidelidade não são admitidos.

• Adonai é um Deus que não quer a morte do pecador, mas quer que ele se converta e viva (Ez 18,23). Por isso, a pergunta dirigida ao patriarca: “Que fizeste?”, afim de que ele se dê conta que mentir é mal, que gera outro mal e, por consequência, não volte a mentir. (Ex 20,17; 23,7).

- Nicoletta Crosti,
Adonai Renova as Suas Promessas a Isaac
- Génesis 26, 1-11
[ Versão integral ]

Sem comentários:

Enviar um comentário

A publicação de comentários está sujeita a moderação.
Administração do Ouvido do Vento