10 novembro 2007

Ler a Bíblia

"Na diocese de Lugano (Suiça) na paróquia de Vernate, um Grupo Bíblico realiza, há já dez anos, uma leitura contínua da História da Salvação, sob a orientação de Nicoletta Crosti, teóloga e estudiosa das Sagradas Escrituras. Os encontros são mensais. O método utilizado tem sido o de ler a Bíblia com a Bíblia, isto é, referenciando os outros textos bíblicos onde conste o mesmo tema ou o mesmo termo. Este caminho leva à descoberta da unidade da Bíblia e da cultura hebraica e bíblica que atravessa todas as Escrituras e sem o qual não é possível interpretar correctamente os textos.
Para permitir que o conhecimento das Escrituras seja acessível a um número mais alargado de pessoas, o Site da Fundação Betânia disponibilizará as duas páginas recapitulativas do trabalho do Grupo, distribuídas em cada encontro.
Os visitantes do Site poderão então usufruir da oportunidade de realização de um estudo pessoal, com a possibilidade adicional de poderem interagir com outros através deste blogue.
É necessário que o estudo seja realizado tendo a Bíblia à mão, para efectuar uma leitura completa do texto bíblico em questão, não transcrito nas duas páginas recapitulativas, e também para ler os textos citados entre parêntesis. As interpretações bíblicas apresentadas são aquelas que são oficialmente aceites pela Igreja e pela maior parte dos exegetas. "
O Livro do Êxodo
"O Êxodo é considerado o livro mais importante da Torah
porque fala do nascimento do povo hebraico, constituído no deserto, de um modo muito especial, sem rei, sem terra, sem templo."
- Nicoletta Crosti, "Ler a Bíblia" e "O Livro do Êxodo", (excertos)

1 comentário:

  1. Mais do que um comentário é um tríplice agradecimento que desejo fazer.
    À Nicoletta Crosti, pela sua generosidade em partilhar o seu saber bíblico neste site.
    À Ana Luísa Teixeira que se ocupou da tradução.
    À Maria do Céu Tostão que criou um excelente enquadramento editorial, com beleza e funcionalidade.
    Que esta nova secção do site da Fundação Betânia suscite muitas visitas e contribua para iluminar o pensamento e o coração de cada visitante. É esse o meu desejo.
    Como lembra São João Crisóstomo, a Escritura cresce com quem lê.

    ResponderEliminar

A publicação de comentários está sujeita a moderação.
Administração do Ouvido do Vento