29 agosto 2017

Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação

Foi em Agosto de 2015 que o Papa Francisco, em sintonia com a encíclica Laudato Si’, que tinha publicado três meses antes, toma a iniciativa de se juntar à Igreja ortodoxa para, em uníssono, promover um dia mundial de oração pelo cuidado da Criação, fixando a data de 1 de Setembro.
 
Lembremos o fundamento: Como cristãos queremos oferecer a nossa contribuição à superação da crise ecológica que a humanidade está a viver. Por isto devemos, antes de tudo, procurar no nosso rico património espiritual as motivações que alimentam a paixão pelo cuidado da criação, recordando sempre os que crêem em Jesus Cristo, Verbo de Deus que se fez homem por nós.

Temos múltiplas razões para correspondermos, com fé e generosidade, a este apelo. Com efeito, conhecemos as manifestações da grave crise ecológica em que nos encontramos, reconhecemos a complexidade das suas causas e experimentamos a impotência para as superar ou atenuar os seus efeitos.

Sem subestimar o imperativo de nos empenharmos na luta persistente por uma ecologia exterior, temos, cada vez mais, a consciência de que carecemos, a nível pessoal e institucional, de uma conversão radical, no sentido de uma ecologia interior baseada no respeito por toda a Criação e de motivações que alimentam a paixão pelo cuidado da criação.
 
Recordo as palavras do Papa Francisco na carta que acompanha a instituição deste dia mundial de oração ao afirmar que precisamos de uma conversão ecológica, que comporta deixar emergir, nas relações com o mundo que nos rodeia, todas as consequências do encontro com Jesus. De facto, «viver a vocação de guardiões da obra de Deus não é algo de opcional nem um aspecto secundário da experiência cristã, mas parte essencial duma existência virtuosa.  Anualmente, o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação oferecerá a cada fiel e às comunidades a preciosa oportunidade para renovar a adesão pessoal à própria vocação de guardião da criação, elevando a Deus o agradecimento pela obra maravilhosa que Ele confiou ao nosso cuidado, invocando a sua ajuda para a protecção da criação e a sua misericórdia pelos pecados cometidos contra o mundo em que vivemos. A celebração deste Dia, na mesma data, com a Igreja Ortodoxa, será uma ocasião profícua para testemunhar a nossa crescente comunhão com os irmãos ortodoxos. Vivemos num tempo em que todos os cristãos enfrentam idênticos e importantes desafios, diante dos quais, para ser mais críveis e eficazes, devemos dar respostas comuns. Por isto, é meu desejo que este Dia também possa envolver, de alguma forma, outras Igrejas e Comunidades eclesiais, e ser celebrado em sintonia com as iniciativas que o Conselho Mundial de Igrejas promove sobre este tema.
 
A Fundação Betânia convida os leitores/leitoras do Ouvido do Vento a corresponder a este convite e a fazer do próximo dia 1de Setembro um dia de oração pelo cuidado da Criação.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A publicação de comentários está sujeita a moderação.
Administração do Ouvido do Vento