01 junho 2017

Em louvor da Fraternidade

… a fraternidade é uma dimensão essencial do homem, sendo ele um ser relacional. A consciência viva desta dimensão relacional leva-nos a ver e tratar cada pessoa como uma verdadeira irmã e um verdadeiro irmão; sem tal consciência, torna-se impossível a construção duma sociedade justa, duma paz firme e duradoura. - Papa Francisco, 2014

Temos muitas e sólidas razões para reconhecer que somos parte integrante de uma mesma Humanidade sujeita a ameaças e riscos comuns.
Foto: Sebastião Salgado
Hoje, são frágeis as fronteiras geográficas que pretendem delimitar os territórios e preservar a sua identidade. É cada vez maior a mobilidade de pessoas e de bens a nível mundial e, consequentemente, a interacção entre pessoas e povos com distintos interesses, objectivos e culturas. São, praticamente, inexistentes as barreiras à circulação da informação e do capital. Temos o Mundo como “casa comum” e quanto aí ocorre, directa ou indirectamente, deixa marcas na Humanidade. (...)
Atenta aos sinais dos tempos, a Igreja, de muitas maneiras e, designadamente, através do seu magistério, vem repetidamente lembrando que a fraternidade é uma premissa para vencer a pobreza e a desigualdade, é geradora da indispensável coesão social, abre caminho ao exercício da liberdade e da harmonia, incentiva a responsabilidade na relação com os outros, com os bens materiais, com as futuras gerações, vence a tendência para o egoísmo individual e predador, é fundamento e caminho para a paz. (...)

Sem comentários:

Enviar um comentário

A publicação de comentários está sujeita a moderação.
Administração do Ouvido do Vento