26 julho 2012

Hildegard de Bingen - Doutora da Igreja

Por decisão do Papa Bento XVI, Hildegard de Bingen, mística medieval famosa pelas suas profecias, receberá o título de Doutora da Igreja em Outubro de 2012. A par de Teresa de Ávila, Catarina de Sena e Teresinha de Lisieux passarão a ser 4 as Mulheres que a Igreja assim reconhece.

Bento XVI está muito ligado à figura de Santa Hildegard de Bingen e pretende proclamá-la, em outubro de 2012, "Doutora da Igreja": um título raro e solene, atribuído a santos que, graças à sua vida e aos seus escritos, foram iluminadores para a doutrina católica. [ + ]

Hildegard de Bingen
“Hildegard de Bingen foi uma visionária, profeta e mística do século XII. Escreveu uma obra profética, isto é, revelada, na qual transcreve a voz de Deus, mas também na qual introduz passagens autobiográficas em que fala de uma experiência de união com Deus”. Mas não só: “Ela escreveu uma obra ‘científica’, nascida da observação direta da natureza. Foi poeta e compôs música”. Nestas poucas linhas, Victoria Cirlot, professora de Filologia Românica na Faculdade de Humanidades da Universidade Pompeu Fabra, de Barcelona, busca resumir um “caso único” da história da mística e da espiritualidade universais.
[ a entrevista de Victoria Cirlot]

Sem comentários:

Enviar um comentário

A publicação de comentários está sujeita a moderação.
Administração do Ouvido do Vento