14 maio 2009

ABRAÃO METE-SE AO CAMINHO
E RECEBE A PROMESSA DA TERRA

- Génesis, capítulo 12, 4 - 9

No site da Fundação Betânia foi publicada a nova série de estudos sobre o Génesis, no âmbito do Projecto Ler a Bíblia, coordenado por Nicoletta Crosti.

Estes estudos podem ser comentados no Ouvido do Vento.

(...)

v. 4b Abraão tinha setenta e cinco anos. É já um homem sábio e inteligente que, não obstante a sua idade, está pronto para arriscar a sua vida e a da sua família para seguir a voz de Deus.

A vida de Abraão vem apresentada como a vida simples e livre dos semi-nómadas, que permanecem temporariamente onde há água e pasto, não possuem a terra, vivem da precariedade da estepe.
A peregrinação de Abraão é querida por Deus (Js 24,2-3) e para o autor é metáfora da “viagem santa” constante do Salmo 84/83 (v. 1-8), (suspira e tem sede da casa de Deus)

(...)

v. 7b à tua descendência eu darei esta terra. A posse da terra era um sonho dos semi-nómadas. Significava para eles o fim das migrações sazonais, com todos os perigos que aquelas comportavam. (...)

Na tradição bíblica a terra permanece sempre e só de Deus (Lev 25,23). É assim com a terra prometida; ao homem e aos israelitas é dado somente o usufruto da terra.

O autor separa a promessa da descendência (v.1) da promessa da terra (v. 7), para sublinhar a fé de Abraão, que se põe em marcha sem conhecer o futuro e sem pensar numa recompensa. As duas promessas seguem repetindo-se aos pares (Gn 13,15-16 e 17, 4-8). O futuro das duas promessas é remoto, reporta-se ao eu indicar-te-ei ... eu dar-te-ei esta terra. Abraão não verá quase nenhuma da sua numerosa descendência, nem a posse da terra, mas continuará a crer nas duas promessas. Abraão só possuirá um campo que comprará para a sepultura da sua mulher, Sara (Gn 23,16-20; 25,10; 50,13).

Sobre a terra aqui mencionada, nascerá, crescerá, será crucificado e renascerá o hebreu Jesus, o filho de Deus, o homem Santo por excelência, que a santificará de modo novo e perene. (...)

- Nicoletta Crosti,

ABRAÃO METE-SE AO CAMINHO E RECEBE A PROMESSA DA TERRA

- Génesis, capítulo 12, 4- 9

[ Versão integral ]

Sem comentários:

Enviar um comentário

A publicação de comentários está sujeita a moderação.
Administração do Ouvido do Vento