23 abril 2014

Construir «pontes» e «romper fronteiras»

Igreja: Manuela Silva destaca capacidade que o Papa João XXIII teve para construir «pontes» e «romper fronteiras»

 .

Antiga presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz abordou canonização de Angelo Roncalli, marcada para o próximo domingo


Lisboa, 22 abr 2014 (Ecclesia) – A antiga presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP), Manuela Silva, diz que a canonização do Papa João XXIII vai fazer justiça a um homem que “abriu novos horizontes não só à Igreja mas ao mundo”.
 
Em entrevista concedida à Agência ECCLESIA, na antecâmara da cerimónia que vai ter lugar este domingo no Vaticano, a economista destaca a capacidade que Angelo Roncalli (1881-1963) sempre demonstrou para construir “pontes” entre as pessoas e a forma humilde como assumiu a sua missão na Igreja.

“Quando foi eleito, uma das frases que ele utilizou foi esta de se apresentar como servo dos servos de Deus, e nos seus relacionamentos essa virtude estava sempre presente, por isso tinha uma grande popularidade entre o povo”, recorda Manuela Silva.

Outra das mensagens que o Papa italiano procurava passar era a necessidade das pessoas olharem mais “para aquilo que as une” do que “para aquilo que as divide”.

Na opinião da antiga líder da CNJP da Igreja Católica, entre 2006 e 2008, estas qualidades foram decisivas para que “João XXIII, eleito já com bastante idade, quase com 80 anos” tenha-se assumido não como “um Papa de transição, como inicialmente se tinha pensado” mas como “um Papa que abriu novos horizontes não só à Igreja mas também ao mundo daquela época”.
 (...)
Para Manuela Silva, foi este percurso que deu a Angelo Roncalli a capacidade de “romper fronteiras”, o facto de ter contactado com “o mundo real”, na altura marcado “pelos horrores da guerra”, e com pessoas dos mais diversos quadrantes sociais, culturais e religiosos.
 (...)

Esta entrevista com Manuela Silva, inserida no âmbito das canonizações de João XXIII e de João Paulo II, vai poder ser acompanhada esta noite, no Programa ECCLESIA na Antena 1, a partir das 22h45. SN/JCP 
 [ LER AQUI ]


Sem comentários:

Enviar um comentário

A publicação de comentários está sujeita a moderação.
Administração do Ouvido do Vento