15 junho 2013

JOSÉ DÁ O PÃO A TODOS
Génesis, capítulo 47

Retoma-se a história de José para descrever o momento em que o patriarca Jacob e toda a sua tribo se instalam no Egipto. Um marco importante na história do povo hebreu que precede a grande epopeia do Êxodo.

vv.1-2, José foi informar o Faraó... José continua a mostrar a sua arte cortesã e apresenta os irmãos ao Faraó.

(...) 

v. 5 Então o Faraó disse a José... É evidente que o autor insere aqui uma outra tradição, segundo a qual o Faraó é visto como aquele que, por benevolência, tomava a iniciativa de lhes dar não só a terra para viverem, mas a melhor parte da região, assim como um trabalho que parece ser um cargo público. Tudo isso, provavelmente, pela posição de privilégio que José detinha.

v. 7 Jacob abençoou o Faraó... Jacob,  levado à presença do Faraó, abençoa-o. A cena é irreal, porque Jacob, um pastor, não cai prostrado, não traz presentes, não pede nada, mas traz o grande dom da bênção. Esta é uma característica dos patriarcas (Gn 12:2-3). E o Faraó é digno de bênção, reconheceu a sua bondade (Provérbios 22,9; Dt 15, 10-11).

A bênção dada a Abraão chega a todos os que abençoam o próximo
(...)

v.12 José é apresentado aqui, como no resto do capítulo, como aquele que dá o necessário para viver,  uma vez mais José é o salvador.
(...)

v. 25 Salvaste as nossas vidas! José é o homem sábio que consegue pão para todos. Por esta razão, considera-se que a imagem de Jesus multiplica o pão para a multidão: Então, Jesus tomou o pão e distribuiu-o... Jo 6,11; Mt 14,19; Mc 7,41; Lc 9,16.

José, reconhecido como o salvador, prepara a imagem de Jesus. 

vv. 29-31  Israel chamou o filho José e disse-lhe… Não me sepultes no Egipto... Jura-me. 

Insta José para ser levado para a Palestina após a sua morte e dá-se conta de quão exigente é o seu pedido. Fá-lo também de modo insistente e para ter a certeza disso pede um juramento. Isso significava que José teria que pedir autorização ao Faraó, e deveria deixar o Egipto.

Farei conforme a tua palavra. Assim responde José que nisso se empenha e assim o fará.
 
Nicoletta Crosti,
JOSÉ DÁ O PÃO A TODOS
Génesis, capítulo 47

Sem comentários:

Enviar um comentário

A publicação de comentários está sujeita a moderação.
Administração do Ouvido do Vento