15 maio 2013

MAIS UMA VEZ DEUS PEDE A JACOB QUE SE FAÇA AO CAMINHO Génesis, capítulo 46

(...) 

A história da salvação não segue os padrões humanos mas as intervenções imprevisíveis de Deus

v. 2 Falou Deus a Israel em visões de noite, "Jacob, Jacob!". Jacob respondeu: "Aqui estou!" Em Gn 31,3 e 35,1 Adonai já tinha pedido a Jacob para se fazer ao caminho e aqui pede-o de novo.

É interessante notar, que, neste capítulo, o esquema literário que narra a vocação, é diferente das outras vocações que se seguirão no Êxodo, nos profetas, e até mesmo no NT, onde o receptor sempre apresenta resistência ao chamamento, para enfatizar que não é a pessoa que inventa a sua própria vocação (Ex 3,11; 4,1; Jr 1,6; Lc 1,34). Aqui os Patriarcas são um modelo a seguir e imitar, são os "servos" do Senhor, e também se encontra em "Aqui estou eu", a resposta daqueles que estão sempre prontos para ouvir a voz de Deus, mesmo durante a noite, e colocar-se à Sua disposição (Sl 40/39,7-9). Será o mesmo formato com os apóstolos: " Segui-me... e então... eles seguiram-no. " (Mt 5,19).

(...) 

Os patriarcas devem confiar em Deus e seguir a sua vontade  

v. 4 Eu descerei contigo para o Egipto. Volta o grande e insistente tema: Adonai é, por definição, aquele que "está com" o crente, caminha com ele para o proteger, para o conduzir, para o confortar em situação de perigo (Gn 28,15; 31,3 e 3-14; 35,3). Mais tarde fará com que encontrem favor junto daqueles que os haviam deportado (Sl 106/105, 46) e pousará o Seu olhar sobre os próprios deportados (Jr 24,5-7), nunca os abandonará. Certamente te farei retornar não se refere a Jacob, mas à sua descendência, antepassados e todos os que constituíam uma unidade na mente do autor.

vv. 5-7 A descida ao Egipto torna-se uma coisa séria porque é uma grande migração, nada permanece na terra prometida.
(...)
 
Nicoletta Crosti,
MAIS UMA VEZ DEUS PEDE A  JACOB QUE SE FAÇA AO CAMINHO
Génesis, capítulo 46

Sem comentários:

Enviar um comentário

A publicação de comentários está sujeita a moderação.
Administração do Ouvido do Vento