20 abril 2013

O Sentido do Outro - Elena Lasida

Elena Lasida, professora de Economia no Instituto Católico de Paris, procura neste seu livro - O sentido do outro. A crise uma oportunidade para reinventar laços - colocar a economia em consonância com a vida, valorizando a sua dimensão relacional e simbólica, que vai muito para além das trocas de bens materiais e do dinheiro. Nas palavras da autora: Como é evidente, a economia tem a ver com as necessidades, com os bens e com o dinheiro, mas a sua principal finalidade está para além deles. Serve, antes de mais, para pensar a convivência, revelando e suscitando o "interesse pelo outro".

Em seu entender, a  economia deve ser vista como lugar de encontro, lugar onde se constrói a sociedade. Para tanto, defende a necessidade de uma deslocação  no nosso imaginário e insiste na necessidade de repensar   e  redescobrir a  finalidade primordial da prática económica. 

Associada à convivência humana, a economia torna-se assim um lugar de aliança e não só de contrato, um lugar de confiança e não só de estratégia, um lugar de utopia e não só de técnica.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A publicação de comentários está sujeita a moderação.
Administração do Ouvido do Vento