01 fevereiro 2013

O Ser Humano é um Projecto Infinito

O ser humano é um projeto infinito.
Ele é devorado por duas fomes: a de pão - que é saciável
- e a de beleza, de comunicação, de felicidade e de transcendência - que é insaciável.
O sentido da vida se encontra no equilíbrio destas duas fomes.
Leonardo Boff  
Children on Tree - Heide Benser/Corbis (DC)
Que o ser humano é um projecto infinito, sabemo-lo por experiência e reflexão pessoal. Basta que olhemos para a nossa própria existência e que nos detenhamos numa interrogação sincera acerca de quem somos, como nos representamos na nossa corporalidade e nos relacionamos com os demais seres, como construímos e afirmamos os nossos desejos de felicidade e realização e como, para além da exterioridade e das suas manifestações, reconhecemos que existe, em nós, um outro campo com elas interligado, um campo de transcendência e de desejo que nenhum objecto pode preencher.

(...)

Sem tempo livre, o espírito não tem condições de respiro e o ser humano vê-se privado da sua dimensão intrínseca de projecto infinito de realização e felicidade que nenhum dinheiro pode comprar.

Consciente da importância desta reflexão, a Fundação Betânia promove, no próximo dia 9 de Fevereiro, um encontro [Ler+à volta do tema Afinal há pessoas. Desde já, com a publicação do escrito de Fevereiro, o Ouvido do Vento, abre a quem o visita um espaço de reflexão e diálogo sobre esta temática.
[ texto integral ]

1 comentário:

  1. Obrigado a Manuela Silva por esta reflexão.Lembrei-me também logo da frase de S.Paulo ouvida hoje "...se não tiver amor (caridade) nada sou". Amor é essencialmente relação, e a vida é tanto mais rica ou intensa quanto mais ampla é a sua dimensão relacional, como aliás também se diz no primeiro texto citado.
    O tender-se a mercantilizar tudo ou a pôr no lugar do valor das coisas o preço das coisas (Adriano Moreira)leva a que os extremos (consumismo e pobreza no limite da sobrevivência) se toquem no fechar ao ser humano a janela de "ser um projecto infinito", como Manuela Silva diz no penúltimo parágrafo.

    ResponderEliminar

A publicação de comentários está sujeita a moderação.
Administração do Ouvido do Vento